Noticias:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Queremos o direito de aposentarmos antes de morrermos




Mais uma vez o governo quer aumentar a idade para a aposentadoria!  



O governo Dilma está tramando mais um ataque aos direitos do trabalhador. E o pior: com a participação das centrais sindicais pelegas que apoiam e são atreladas ao governo.  



A história é a seguinte: o movimento sindical luta desde os anos 1990 contra o fator previdenciário, que foi uma medida “mão grande” inventada pelo governo FHC (PSDB) e depois mantida pelos governos Dilma e Lula, ambos do PT, ex-partido dos trabalhadores.  



O Fator Previdenciário reduz a aposentadoria do trabalhador em cerca de 30%. Só que para o governo ainda é pouco. Eles querem nos roubar ainda mais para dar dinheiro para banqueiro, montadoras, multinacionais, para financiar a burguesia.  



Por isso, o governo Dilma está planejando uma grande encenação pública para favorecer os partidos burocratas e corruptos, que formam a base do governo federal, nas eleições deste ano.  



O Congresso quer acabar com o Fator Previdenciário e colocar as centrais sindicais pelegas para fazer propaganda do governo dizendo que acabaram com esse roubo aos nossos direitos. Com isso, eles querem se beneficiar nas eleições e eleger o máximo possível dos seus comparsas dos seus partidos para as prefeituras e Câmaras municipais do país.  



Mas já existe uma nova paulada preparada para as costas do trabalhador: a Reforma da Previdência e o chamado Fator 85/95. Qual foi a grande sacada do governo Dilma? Eles viram que acabando com o Fator Previdenciário e aumentando o limite de idade para a aposentadoria eles iriam conseguir roubar muito mais os nossos direitos do que apenas diminuindo o valor das aposentadorias em cerca de 30%.  



Ou seja, retira o Fator Previdenciário, faz propaganda para posar de bonito na foto e depois mete a paulada aumentando de novo o limite mínimo de idade para aposentadoria e em valores cada vez menores.      



Toda vez que o governo trama uma Reforma da Previdência nós podemos esperar medidas que arrocham o valor do benefício e dificultam a concessão da aposentadoria.  



Atualmente, a lei  não prevê idade mínima  para a aposentadoria. Exige contribuição mínima, que é de 35 anos para homens e 30 para as mulheres. Com a nova proposta do governo,  conhecida como Fator 85/95,  o trabalhador, além de completar o tempo mínimo de contribuição ainda terá que completar a idade mínima.  



Assim, um trabalhador que já tenha alcançado 35 anos de contribuição, precisará ter 60 anos para requerer a aposentadoria e assim, somando a idade e o tempo de contribuição, ou seja,  60 + 35 , atingir o  índice 95  para homens.  



Uma trabalhadora que já tenha 30 anos de contribuição precisará completar 55 anos para garantir o direito à aposentadoria, pois terá que comprovar que a soma de idade  55 anos + o tempo de contribuição 30 anos , atingem o índice  85 para mulheres.  



Em um país em que não existe garantia de emprego e para o mercado um trabalhador com 40, 50 anos de idade já está muito velho, como irá trabalhar e ainda contribuir para a Previdência até os 60 anos?  



Nós queremos o fim do Fator Previdenciário porque ele é um roubo aos nossos direitos, mas não podemos aceitar um novo fator de redução e restrição à aposentadoria. Não metam as mãos nos nossos direitos!  



Nós temos que esclarecer todos os trabalhadores sobre esses ataques do governo e nos organizar para resistir. Nós temos que defender a nossa Previdência Social e exigir que o governo pare de roubar a nossa contribuição!  







Notícias anteriores