Noticias:

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sindminérios participa de ato de 1º de maio




O Sindminérios participou do ato de 1º de maio, Dia do Trabalhador, em São José dos Campos. A manifestação ocorreu na praça da igreja São Judas Tadeu, no Jardim Paulista, e contou com vários sindicatos combativos e militantes de movimentos sociais.
O Dia do Trabalhador não é um dia de festa, é um dia de luta! É foi neste sentido que os participantes da mobilização denunciaram os ataques aos direitos dos trabalhadores e condenaram as medidas adotadas pelo governo Lula para superar a crise financeira.
É bom frisar que quem está pagando a conta desta crise é a classe trabalhadora. Governos de todo o mundo estão desviando dinheiro público para tapar os buracos da última crise do sistema capitalista de exploração.
Um exemplo disso é a Embraer. A empresa é de economia mista, mas quem banca os investimentos é só o governo por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Mesmo assim, os controladores da empresa demitiram em massa 4.270 trabalhadores e ainda pressionam o governo para ter mais crédito no mercado, ou seja, abocanhar mais dinheiro público.
O resultado provocado pela crise é o da transferência de recursos públicos para os ricos. Isso porque a crise nada mais nada menos é do que a diminuição dos lucros dos ricos.
Enquanto isso, os lucros dos acionistas estão a salvo de qualquer crise, já que quem banca a empresa são os nossos impostos.
Por isso, o ato de 1º de maio em São José dos Campos lançou a campanha pela re-estatização da Embraer. Já que somos nós quem bancamos a empresa, nada mais justo do que ela ser novamente o patrimônio do povo.
A manifestação também denunciou a incursão da prefeitura de São José dos Campos contra o povo pobre do acampamento do Pinheirinho, na zona sul, e o projeto de higienização da cidade, que visa garantir os lucros estratosféricos da especulação imobiliária acatando pontos de moradia popular.
Os trabalhadores não podem pagar a conta da crise do sistema capitalista de exploração!

Notícias anteriores