Noticias:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade para garantir o futuro


Muito se tem discutido nos dias atuais a questão da sustentabilidade econômica e ambiental, que seria uma forma menos agressiva de girar a roda da economia sem agredir e esgotar tanto os recursos naturais.
O próprio modelo econômico capitalista é um agressor nato dos recursos naturais. A busca pela lucro gera derrubada de florestas, estímulo ao consumo desenfreado, detritos industriais e domésticos sem controle, poluição atmosférica e por aí vai.
Ocorre que a agressão a natureza chegou a tal ponto que é preciso mudar. Derretimento das geleiras, aquecimento global, efeitos climáticos imprevistos, secas intensas em um lugar, chuvas em excesso em outras. Tudo isso é resultado de um desenvolvimento predatório dos recursos ambientais.
Todos sabemos que a atividade humana fatalmente produz muitos resíduos, principalmente lixo proveniente de atividades domésticas, industriais e da construção civil.
A chamada sustentabilidade é a palavra e a ação do século para tentar frear esse processo. Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade: econômica, política, educação, saúde, etc.
A Sustentabilidade Ambiental não fará milagre, mas é o único processo em vista que pode proporcionar alguma qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.
Toda a sociedade precisa educar as suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretos e com materiais que não agridem o meio ambiente.
Automaticamente, esse fato influencia a economia. Algumas empresas perderão muito dinheiro em nome da conservação ambiental. Contudo, já é possível notar, por exemplo, que cresce a cada dia o número de empreendimentos imobiliários que utilizam itens de sustentabilidade em suas construções, são os chamados "eco-imóveis".
Porém, todos pagarão um preço pelo futuro do nosso planeta. O desenvolvimento sustentável não deve ser apenas econômico, é necessário planejar ações e programas (governamentais ou não) que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Sustentabilidade significa usufruir de recursos naturais e matérias com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis (como o biodisel). No caminho para a sustentabilidade, é importante observar e mudar atitudes em relação ao uso consciente dos recursos naturais do planeta.
Com a cultura materialista que a sociedade se encontra, a sustentabilidade se torna um desafio. Quando se trata das grandes cidades, se torna um problema quase sem solução. A população urbana é dependente do consumo desenfreado que o capitalismo impõe.
Pensando em tudo isso, o Sindminérios lançou uma campanha para despertar na base, em cada trabalhador e trabalhadora, o sentimento de que é preciso preservar. É claro que a responsabilidade maior cabe aos governos. Porém, cada um de nós tem um papel na preservação do planeta. Consumir menos para gerar menos resíduos, economizar água e energia, separar o lixo para coleta seletiva, não jogar lixo na rua. Essas são algumas medidas que, no coletivo, podem ajudar a preservar o meio ambiente. Pense nisso!

Notícias anteriores