Noticias:

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

2010 - Ano de lutas e novos desafios !

2009 começou como um rolo compressor para a classe trabalhadora. Fomos afetados pela crise econômica capitalista que explodiu lá nos Estados Unidos e foi empurrada para a classe trabalhadora de todo o mundo.
O reflexo mais próximo que tivemos da crise foi a demissão em massa de 4.250 trabalhadores da Embraer, o que afetou diretamente a economia, a geração de emprego e renda e a subsistência da maioria da população da região como um todo.
Trabalhadores unidos contra a crise dos ricos
A crise econômica que começou nos EUA se espalhou pelo mundo e acabou indo parar no bolso do trabalhador. Os bancos de todo o mundo foram ajudados pelos governos locais a saírem da crise. Nunca se viu tanta transferência direta de renda para a elite financeira como agora. No Brasil, Lula colocou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para comprar bancos, supostamente, em crise para arcar com o prejuízo deles. Fora isso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) encheu a mão dos engravatados de empréstimos facilitados e a perder de vista. Ou seja, o dinheiro público bancou toda a superação da crise.
Apesar disso, as taxas bancárias, impostos e outras taxas compulsórias continuaram sendo cobradas da classe trabalhadora. Durante todo o ano, nos organizamos em passeatas, caravanas a Brasília defendendo uma medida provisória para garantir o emprego em empresas financiadas com dinheiro público etc. O governo jogou do lado dos capitalistas e abriu os cofres públicos sem apresentar nenhuma contrapartida para o povo.
Mais um período de lutas no gás...
Na nossa categoria especificamente, lutamos fortemente contra o projeto de lei 6618/06, que permite a revenda de gás de cozinhas em postos de gasolina. O projeto abre as portas para a esculhambação trabalhista no setor, fraudes contra o consumidor, falta de segurança etc.
Esse ataque a regularização do setor profissional foi derrotado com a mobilização dos Sindicatos da categoria de todo o país, mas foi recolocado em votação. Então essa é mais uma batalha que, possivelmente, travaremos novamente em 2010.
Foram diversas denuncias de assédio moral ao longo do ano e graças as denuncias juntamente com a força da categoria conseguimos combater todas proporcionando assim mais dignidade a companheirada e colocando os chefinhos no lugar deles! Alguns inclusive na rua!
2010, uma nova jornada...
Os companheiros e as companheiras já sabem que o próximo ano representará mais uma jornada de lutas para a categoria. Devemos estar atentos em como se dará o término de 2009. O apagar das luzes deste ano poderá ser terrível para a classe trabalhadora. No dia 3 de novembro, mais de 1.000 aposentados presenciaram indignados na Câmara dos Deputados a manobra feita pelos parlamentares para não votar o projeto de lei 01/07. O projeto garantiria que em 2010 os aposentados receberiam o mesmo índice de reajuste do salário mínimo que os trabalhadores da ativa. A luta pela valorização e contra a defasagem da aposentadoria, direito de todos os trabalhadores, continuará, com certeza, em 2010.
Fora isso, temos que lutar por votações que favoreçam a classe com relação ao projeto de lei 6618/06, os projetos de lei do petróleo da camada pré-sal e outros. E ainda é um ano eleitoral, ferramenta importante e definirá a política economica do país que sem duvida terá reflexo em nossos bolsos.
Para piorar a situação econômica do país o Governo mantém juros altíssimos, facilitando a ganância dos capitalistas que pegam empréstimos a juros baixos em outros países e vem aplicar seus milhões no Brasil. Compram títulos públicos da União, e o governo compromete ainda mais a dívida pública brasileira que já está em ...
É chegada a hora de renovar as energias para seguirmos firmes em 2010!

Notícias anteriores